segunda-feira, 10 de novembro de 2014

O MILAGRE DE SÃO DINIS DE PARIS

São Dinis foi enviado como missionário a Paris, e depois foi o primeiro Bispo de Paris. Notável pregador converteu centenas. Seu sucesso provocou a ira dos pagãos locais e ele foi feito prisioneiro pelo governador Romano. Martirizado nas perseguições do Imperador Valérius para que renega-se sua fé, junto com São Eleutério e São Rústicus que eram seus diáconos. 

A história diz que após ter sido degolado ele andou segurando sua cabeça por algum tempo em direção a sua igreja. Seu túmulo tornou-se um local de peregrinação e vários milagres foram creditados a sua intercessão. 

Santa Genoveva (Genevieve, padroeira de Paris) construiu uma Basílica sobre sua tumba e sua festa foi adicionada ao calendário Romano em 1568 pelo Papa Pio V, embora ela seja celebrada na França desde 800DC. 

Ele é um dos “14 santos auxiliares”. Foi decapitado no ano de 258 em Montmarte e seu corpo atirado no Sena, mas recuperado e sepultado a noite pelos seus convertidos e devotos. 

Na arte litúrgica da Igreja pode ele ser mostrado como um Bispo carregando sua cabeça, às vezes usando uma mitra e també com uma videira crescendo em seu pescoço. É padroeiro da França e de Paris e no passado era invocado contra a dor de cabeça. Geralmente, é invocada sua intercessão contra a hidrofobia, ira, furor, possessão demoníaca e a raiva (doença).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...